quinta-feira, 13 de junho de 2013

HISTÓRIA DE SANTA EFIGÊNIA

Efigênia ou Ifigénia é uma santa católica, uma das responsáveis pela disseminação do Cristianismo na Etiópia. É festejada no dia 21 de setembro.



HISTÓRIA
Efigênia,, de acordo com o livro de Jacobo de Vorágine, A Lenda Dourada, era filha do rei etíope Eggipus. Ela foi dedicada a Deus por Mateus, o Evangelista. Quando Hirtacus sucedeu o pai da santa no poder, o então soberano prometeu que daria metade de seu reino ao apóstolo caso persuadisse a filha do falecido monarca a se casar com ele. Mateus, então, convidou o rei a acompanhar a missa de domingo. Aproveitando que ele ali se encontrava, explicou-lhe que não poderia permitir que a jovem virgem firmasse matrimônio com ele, pois ela fora consagrada ao Senhor. Enfurecido, Hirtacus então mandou seus homens matarem Mateus aos pés do altar, o que o transformou num mártir da fé cristã.
Ainda descontente com a morte de Mateus, o rei tentou destruir a casa de Ifigênia, incendiando-a. Entretanto, o apóstolo apareceu e expulsou as chamas do lugar, voltando-as em direção ao palácio real. Completando o castigo divino, o filho de Hirtacus foi possesso pelo demônio e ele próprio contraiu lepra, vindo logo a se matar.
Então, o povo aclamou o irmão da santa como seu rei. Ele reinou por setenta anos e foi sucedido por seu filho, que, por sua vez, mandou construir pela Etiópia muitas igrejas cristãs.

ORAÇÃO A SANTA EFIGÊNIA
Deus nosso Pai, fonte de todo bem e de toda a graça, ouvi as súplicas do vosso povo. Atendei nossos pedidos. Nós confiamos na vossa misericórdia porque o vosso Filho e nosso irmão, Jesus Cristo, nos ensinou: pedi e recebereis, buscai e encontrareis, batei e vos será aberto. Confiados nas palavras de Jesus e no vosso amor de Pai, nós vos pedimos que o exemplo de fé de Santa Efigênia nos anime na caminhada do dia a dia. Não falte amor e compreensão aos nossos lares e pão a cada dia sobre nossas mesas. Dai aqueles que não possuem uma casa a possibilidade de adquiri-la, ou construí-la, a fim de que as famílias possam viver unidas e estáveis. Nós vos lembramos, ó Pai Santo, a vossa serva Efigênia, para vos suplicar a conversão dos pecadores, que o vosso Nome seja santificado e o vosso Reino se estenda a todos.
Alcançai-nos a graça que humildemente vos pedimos
Por Cristo Nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo.

Santa Efigênia, rogai por nós. Amém.


Fonte da oração: Igreja Santa Efigênia em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário